Alerta de tecnologias novas e emergentes:

o desafio de informar a sociedade

Auteurs-es

  • Pollyana Teresa Cirilo Gomes Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde/Ministério da Saúde (DGITS/MS).
  • Andrea Brígida Souza Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde/Ministério da Saúde (DGITS/MS).
  • Ávila Teixeira Vidal Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde/Ministério da Saúde (DGITS/MS).

Mots-clés :

Avaliação da Tecnologia Biomédica, Sistema Único de Saúde, Monitoramento, Tecnologia Farmacêutica

Résumé

O monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT) é uma etapa específica da Avaliação de Tecnologias em Saúde. Este trabalho teve como objetivo construir um modelo de Alerta de MHT centrado na sociedade, nos gestores e nos profissionais de saúde, a fim de ser utilizado no âmbito do Ministério da Saúde. Para isso, foram pesquisados nos sítios eletrônicos das agências integrantes da EuroScan, informes e alertas de tecnologias em saúde novas e emergentes. A partir dessa busca, levou-se em consideração a relevância da informação, a rapidez na obtenção dos dados e a disponibilidade para a equipe elaboradora. Os Alertas de MHT poderão promover o acesso dos diferentes segmentos da sociedade a informações baseadas na melhor evidência científica disponível, e poderá auxiliar nos processos de tomada decisão em saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Pollyana Teresa Cirilo Gomes, Departamento de Gestão de Incorporação de Tecnologias em Saúde/Ministério da Saúde (DGITS/MS).

Graduada em Ciências Farmacêuticas e mestre em Bioqímica da Nutrição pela Universidade de Brasília. É Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico no DGITS/SCTIE/MS.

Téléchargements

Publié-e

2015-10-29

Comment citer

1.
Gomes PTC, Souza AB, Vidal Ávila T. Alerta de tecnologias novas e emergentes:: o desafio de informar a sociedade. Rev. G&S [Internet]. 29 oct. 2015 [cité 21 juill. 2024];6(4):Pág. 3111-3126. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3316

Numéro

Rubrique

Artigos Originais

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s