Caracterização do uso do marketing para promover o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil
Mots-clés :
Gestão, EducaçãoRésumé
Como em qualquer tipo de câncer, o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil é importante para aumentar o índice de cura da doença. No entanto, exames para a detecção da doença em crianças costumam ser postergados em função da desinformação dos pais e médicos, assim como do medo do diagnóstico. Tais fatos somados à constatação de que o marketing social vem ganhando importância, em diversos países, como ferramenta capaz de potencializar o efeito de intervenções sociais que pretendam mudar hábitos e comportamentos da população em prol da melhoria na saúde pública, decidiu-se analisar um caso brasileiro de aplicação do marketing nessa área. Foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, por meio do método de estudo de caso. Os resultados obtidos permitem afirmar que a aplicação dos princípios e técnicas de marketing ocorreu de forma simples e superficial, sendo descartadas as teorias mais elaboradas e complexas disponíveis na literatura específica. Os dados sugerem que maior conhecimento técnico em marketing social poderia levar a um ganho de eficiência e efetividade em relação ao impacto social desejado.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).