Caracterização do uso do marketing para promover o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil

Autores/as

  • Sheila Farias Alves Garcia Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Bruno Prudenciatto Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Lesley Carina do Lago Attadia Galli Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Gustavo Barbieri Lima Universidade de São Paulo (USP)

Palabras clave:

Gestão, Educação

Resumen

Como em qualquer tipo de câncer, o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil é importante para aumentar o índice de cura da doença. No entanto, exames para a detecção da doença em crianças costumam ser postergados em função da desinformação dos pais e médicos, assim como do medo do diagnóstico.  Tais fatos somados à constatação de que o marketing social vem ganhando importância, em diversos países, como ferramenta capaz de potencializar o efeito de intervenções sociais que pretendam mudar hábitos e comportamentos da população em prol da melhoria na saúde pública, decidiu-se analisar um caso brasileiro de aplicação do marketing nessa área. Foi realizada uma pesquisa descritiva, qualitativa, por meio do método de estudo de caso. Os resultados obtidos permitem afirmar que a aplicação dos princípios e técnicas de marketing ocorreu de forma simples e superficial, sendo descartadas as teorias mais elaboradas e complexas disponíveis na literatura específica. Os dados sugerem que maior conhecimento técnico em marketing social poderia levar a um ganho de eficiência e efetividade em relação ao impacto social desejado.

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Biografía del autor/a

Sheila Farias Alves Garcia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atualmente é professora assistente doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Jaboticabal. Na pós graduação é docente vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Administração, voltado à gestão de organizações agroindustriais, na mesma Universidade. Como pesquisadora atua nas áreas de administração mercadológica, comportamento do consumidor, marketing social, marketing esportivo e marketing agroindustrial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Comunicação, Vendas, Negociação e Internacionalização. Possui doutorado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (2007), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda e concentração em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (1987).

Bruno Prudenciatto, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduado em Administração, pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp Câmpus Jaboticabal.

Lesley Carina do Lago Attadia Galli, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Atuando na UNESP, campus de Jaboticabal, é professora do curso de Administração, responsável pelo conjunto de disciplinas Teorias da Administração I, Teorias da Administração II, Estratégia Empresarial e Planejamento Estratégico. Na pós graduação é docente vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Administração, voltado à gestão de organizações agroindustriais. Como pesquisadora atua nas áreas de administração estratégica, gestão de organizações, medição de desempenho e comportamento do consumidor. É Graduada em Administração pela FEA-USP, campus Ribeirão Preto (2000), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar (2004), Doutora em Administração pela FEA-USP (2007).

Gustavo Barbieri Lima, Universidade de São Paulo (USP)

Atua como Professor de Marketing e Estratégia em cursos de Graduação e Pós Graduação (MBA), presenciais e EAD (Ensino à Distância). Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa MARKINTEC - Pesquisa e Estratégia de Marketing - FEARP - USP (03/ 2003 - Atual) e ao ININT (Grupo de Estudos em Inovação e Internacionalização de Empresas) - FEARP - USP (01/ 2010 - Atual). Linhas de pesquisa: Marketing, Comportamento do Consumidor, Marcas, Marketing Internacional, Estratégia, Internacionalização de Empresas. Mestre em Administração de Empresas (Ênfase em Marketing) pelo Programa de Pós Graduação em Administração - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Universidade de São Paulo (2006) com bolsa FAPESP. MBA Marketing pela Fundace/ FEARP - Universidade de São Paulo (2002).

Cómo citar

1.
Garcia SFA, Prudenciatto B, Galli LC do LA, Lima GB. Caracterização do uso do marketing para promover o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. Rev. G&S [Internet]. 1 de julio de 2015 [citado 20 de diciembre de 2024];:Pag. 2094-2110. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3077

Número

Sección

Artigos de Pesquisa