EDUCAÇÃO ESPECIAL NA INTERNET:

BLOGS COMO RECURSOS DE FORMAÇÃO (INFORMAL) DE PROFESSORES

Auteurs-es

  • Gabriela Alias Rios Universidade Federal de São Carlos ”“ UFSCar
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Résumé

No contexto da sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas, resultando numa mudança na velocidade da transmissão das informações, na maneira em como se dá a comunicação, interação entre as pessoas, e também na formação de profissionais. Nesse panorama, inserem-se os blogs, que são uma espécie de diário online utilizado para comunicação e interação entre as pessoas de diversas faixas etárias, interesses e profissões. A partir de buscas na internet, constata-se que os blogs são muito utilizados por professores. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivos analisar e descrever o que professores divulgam em seus blogs sobre a Educação Especial, e se tais conteúdos se relacionam à formação destes profissionais. Para isso, buscas foram realizadas em site de busca a partir do descritor “educação especial”. Como amostra, foram selecionadas dez páginas, tanto brasileiras quanto portuguesas. Foi traçado um perfil do professor-blogueiro e analisados os conteúdos das postagens. Pode-se concluir que os professores-blogueiros têm, de alguma forma, relação com a Educação Especial. As postagens puderam ser categorizadas em quatro eixos e, após análise, constata-se que os blogs são um espaço que contribuem diretamente para a formação destes professores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-14

Comment citer

1.
Rios GA, Mendes EG. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA INTERNET:: BLOGS COMO RECURSOS DE FORMAÇÃO (INFORMAL) DE PROFESSORES. Rev. G&S [Internet]. 14 août 2017 [cité 22 déc. 2024];1(1):pag. 712-723. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/305

Numéro

Rubrique

Artigos de Pesquisa