EDUCAÇÃO ESPECIAL NA INTERNET:
BLOGS COMO RECURSOS DE FORMAÇÃO (INFORMAL) DE PROFESSORES
Resumen
No contexto da sociedade atual, as tecnologias estão cada vez mais presentes na vida cotidiana das pessoas, resultando numa mudança na velocidade da transmissão das informações, na maneira em como se dá a comunicação, interação entre as pessoas, e também na formação de profissionais. Nesse panorama, inserem-se os blogs, que são uma espécie de diário online utilizado para comunicação e interação entre as pessoas de diversas faixas etárias, interesses e profissões. A partir de buscas na internet, constata-se que os blogs são muito utilizados por professores. Nesta perspectiva, este trabalho teve como objetivos analisar e descrever o que professores divulgam em seus blogs sobre a Educação Especial, e se tais conteúdos se relacionam à formação destes profissionais. Para isso, buscas foram realizadas em site de busca a partir do descritor “educação especial”. Como amostra, foram selecionadas dez páginas, tanto brasileiras quanto portuguesas. Foi traçado um perfil do professor-blogueiro e analisados os conteúdos das postagens. Pode-se concluir que os professores-blogueiros têm, de alguma forma, relação com a Educação Especial. As postagens puderam ser categorizadas em quatro eixos e, após análise, constata-se que os blogs são um espaço que contribuem diretamente para a formação destes professores.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).