Avaliação do ruído em barcos pesqueiros como prevenção na saúde dos pescadores
Mots-clés :
GestãoRésumé
O setor pesqueiro representa um instrumento de geração de empregos e um dos itens que simbolizam a melhoria na produção é a saúde ocupacional dos pescadores. Neste trabalho objetivou-se analisar os níveis de ruído de barcos pesqueiros e estabelecer a prevenção. A coleta de dados ocorreu em três barcos pesqueiros, RJ. Utilizou-se um medidor de nível de pressão sonora. Observou-se ruídos contínuos, piores resultados na casa de máquinas e não eram utilizados os protetores auriculares. Algumas práticas podem ser implementadas: uso do protetor auricular, lubrificação e registro dos equipamentos e compra de um medidor de nível de pressão sonora para avaliação dos barcos. Concluiu-se que a ação do ambiente de trabalho sobre o colaborador aponta a necessidade de mudanças na rotina do trabalho e do emprego da vigilância em saúde ocupacional de barcos pesqueiros.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).