Educação popular na atenção básica:

um enfoque na integralidade

Auteurs-es

  • Ana Regina Leão Ibiapina Universidade Estadual do Piauí
  • Ana Lídia Lima Freire
  • Camila do Vales Matos
  • Nayara de Holanda Vieira
  • Paula Indira Nunes Carvalho
  • Thais Norberta de Moura

Mots-clés :

Envelhecimento, Promoção da Saúde, Exercício

Résumé

Introdução: A Organização Mundial de Saúde tem adotado o termo “Envelhecimento Ativo” para expressar o processo de conquista de uma visão positiva do envelhecimento, promovendo uma vida mais longa, que deve ser acompanhada de oportunidades contínuas para a saúde, a participação e a segurança. Objetivo: Relatar experiência de vivência multiprofissional em grupo de práticas corporais em uma Unidade de Saúde Básica (UBS). Materiais e Métodos: O grupo existe desde junho de 2014 com periodicidade de duas vezes por semana, 40 minutos de duração, no auditório da UBS e conta com 18 com idosos. A atividade tem a seguinte sequência: acolhimento, atividade socioeducativa, prática corporal (alongamento, aquecimento, parte principal, relaxamento), agradecimentos e recados. Resultados: O grupo procura privilegiar o sujeito em vez da doença; lidar com os diferentes conteúdos da cultura corporal de movimento e não apenas aqueles tradicionalmente reconhecidos como “eficazes” para promover saúde; envolver e co-responsabilizar os sujeitos nas atividades, por meio de um trabalho coletivo, que considere a troca de experiências. Conclusão: As atividades do grupo de práticas corporais da UBS vêm acontecendo na pretensão de empoderar seus participantes para uma vida salutar, onde as mesmas são co-responsabilizadas no processo saúde doença, visando autonomia do sujeito.

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Comment citer

1.
Ibiapina ARL, Freire ALL, Matos C do V, Vieira N de H, Carvalho PIN, Moura TN de. Educação popular na atenção básica:: um enfoque na integralidade. Rev. G&S [Internet]. 31 mars 2015 [cité 18 juin 2024];(1):pag. 785-792. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2717

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências

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