Vivenciando a docência:

participação ativa do monitor nas aulas teóricas

Auteurs-es

  • Suellen Rodrigues de Oliveira UFMT
  • Andressa Merlin Maziero

Résumé

A monitoria tem um papel fundamental na formação complementar dos graduandos, inclusive na formação do próprio monitor, bem como em sua iniciação à docência. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos monitores durante a execução de aulas teóricas de uma disciplina da graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência dos monitores elencando a importância de suas participações nas aulas teóricas em sala de aula. Assim com a participação ativa durante as aulas teóricas os monitores tiveram a oportunidade de vivenciarem de forma concreta a atuação do docente, bem como participar efetivamente das aulas teóricas, sendo responsáveis por parte da aula, sob a tutoria do docente responsável pelo conteúdo. Em síntese, identificamos como benéfica tal iniciativa dos docentes da disciplina, visando preparar os monitores para a atuação no ensino da Enfermagem, seja em nível médio, como em nível superior. Dessa forma, familiarizando os monitores com o cenário de ensino, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado e minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar a sala de aula.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Suellen Rodrigues de Oliveira, UFMT

Docente do Instituto de Ciências da Saúde da UFMT Campus Sinop, com atuação na Graduação em Enfermagem.

Andressa Merlin Maziero

Granduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop.

Téléchargements

Publié-e

2017-08-07

Comment citer

1.
Oliveira SR de, Maziero AM. Vivenciando a docência:: participação ativa do monitor nas aulas teóricas. Rev. G&S [Internet]. 7 août 2017 [cité 21 nov. 2024];1(1):1817-24. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/223

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s