Vivenciando a docência:
participação ativa do monitor nas aulas teóricas
Résumé
A monitoria tem um papel fundamental na formação complementar dos graduandos, inclusive na formação do próprio monitor, bem como em sua iniciação à docência. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos monitores durante a execução de aulas teóricas de uma disciplina da graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência dos monitores elencando a importância de suas participações nas aulas teóricas em sala de aula. Assim com a participação ativa durante as aulas teóricas os monitores tiveram a oportunidade de vivenciarem de forma concreta a atuação do docente, bem como participar efetivamente das aulas teóricas, sendo responsáveis por parte da aula, sob a tutoria do docente responsável pelo conteúdo. Em síntese, identificamos como benéfica tal iniciativa dos docentes da disciplina, visando preparar os monitores para a atuação no ensino da Enfermagem, seja em nível médio, como em nível superior. Dessa forma, familiarizando os monitores com o cenário de ensino, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado e minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar a sala de aula.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).