Vivenciando a docência:

participação ativa do monitor nas aulas teóricas

Authors

  • Suellen Rodrigues de Oliveira UFMT
  • Andressa Merlin Maziero

Abstract

A monitoria tem um papel fundamental na formação complementar dos graduandos, inclusive na formação do próprio monitor, bem como em sua iniciação à docência. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelos monitores durante a execução de aulas teóricas de uma disciplina da graduação em Enfermagem. Trata-se de um relato de experiência dos monitores elencando a importância de suas participações nas aulas teóricas em sala de aula. Assim com a participação ativa durante as aulas teóricas os monitores tiveram a oportunidade de vivenciarem de forma concreta a atuação do docente, bem como participar efetivamente das aulas teóricas, sendo responsáveis por parte da aula, sob a tutoria do docente responsável pelo conteúdo. Em síntese, identificamos como benéfica tal iniciativa dos docentes da disciplina, visando preparar os monitores para a atuação no ensino da Enfermagem, seja em nível médio, como em nível superior. Dessa forma, familiarizando os monitores com o cenário de ensino, possibilitando o conhecimento de práticas pedagógicas em consonância com o conteúdo a ser trabalhado e minimizando a ansiedade do futuro profissional ao adentrar a sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suellen Rodrigues de Oliveira, UFMT

Docente do Instituto de Ciências da Saúde da UFMT Campus Sinop, com atuação na Graduação em Enfermagem.

Andressa Merlin Maziero

Granduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Sinop.

Published

2017-08-07

How to Cite

1.
Oliveira SR de, Maziero AM. Vivenciando a docência:: participação ativa do monitor nas aulas teóricas. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 7 [cited 2024 Nov. 21];1(1):1817-24. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/223

Issue

Section

Relatos de Experiências

Most read articles by the same author(s)