INCLUSÃO SOCIAL PARA O TRABALHO COM USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Résumé
A inserção social pelo o trabalho de usuário dependente químicos em tratamento em Centros de Atenção Psicossocial-Álcool e outras drogas (CAPS AD) deve fazer parte do processo de reabilitação. Uma vez, que isso promove da identidade social, da autoestima e do suporte emocional das pessoas em situação de abuso ou dependência de álcool e outras drogas. Neste relato de experiência nosso objetivo é de apresentar o projeto de inclusão pelo trabalho desenvolvido em um CAPS-AD. O projeto foi desenvolvido e implementado por terapeutas Ocupacionais. As atividades do grupo foram realizadas em oito encontros, com dinâmicas direcionadas para a discussão do autocuidado e a autoestima; comunicação interpessoal e relacionamentos dentro do trabalho; entrevista de emprego; autonomia e independência; controle do comportamento; e cultura da inclusão social para o trabalho e as barreiras presentes neste processo. Observou-se que as discussões motivaram e despertam a consciência sobre estratégias de inserção social pelo trabalho. Assim, conclui-se que, como este projeto, é preciso criar possibilidades para desenvolvimento de estratégias terapêuticas focadas na inserção social para o trabalho entre dependentes químicos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).