A GESTÃO DO CUIDADO EM RELAÇAO À AUTONOMIA DOS ENFERMEIROS
Palabras clave:
GestãoResumen
O objetivo do estudo foi relacionar a gestão do cuidado em enfermagem e a autonomia do enfermeiro, considerando aspectos como o local de trabalho, as interações enfermeiro-equipe e enfermeiro-pacientes e, ainda, as percepções dos enfermeiros quanto à autonomia no seu cotidiano profissional. Método: pesquisa tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram enfermeiros atuantes em um hospital geral e nos serviços de atenção básica de uma cidade da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Os resultados e discussões indicam que a autonomia para a gestão do cuidado preferencialmente se dá de forma efetiva a partir do comprometimento e da ética profissional, assim como pela utilização da sistematização da assistência de enfermagem, do uso de protocolo como suporte para a assistência dos enfermeiros, do apoio das chefias e instituição e, ainda, da educação permanente. A autonomia está vinculada a organização do processo de trabalho, por mudanças na assistência e, principalmente, em assumir o cuidado na sua plenitude.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).