A GESTÃO DO CUIDADO EM RELAÇAO À AUTONOMIA DOS ENFERMEIROS

Authors

  • Anildo Anacleto Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Robriane Prosdocimi Menegat Universidade Federal de Santa Maria.

Keywords:

Gestão

Abstract

O objetivo do estudo foi relacionar a gestão do cuidado em enfermagem e a autonomia do enfermeiro, considerando aspectos como o local de trabalho, as interações enfermeiro-equipe e enfermeiro-pacientes e, ainda, as percepções dos enfermeiros quanto à autonomia no seu cotidiano profissional. Método: pesquisa tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram enfermeiros atuantes em um hospital geral e nos serviços de atenção básica de uma cidade da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Os resultados e discussões indicam que a autonomia para a gestão do cuidado preferencialmente se dá de forma efetiva a partir do comprometimento e da ética profissional, assim como pela utilização da sistematização da assistência de enfermagem, do uso de protocolo como suporte para a assistência dos enfermeiros, do apoio das chefias e instituição e, ainda, da educação permanente. A autonomia está vinculada a organização do processo de trabalho, por mudanças na assistência e, principalmente, em assumir o cuidado na sua plenitude.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anildo Anacleto Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Mestre em Assistência de Enfermagem, Doutor em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - Campus de Palmeira das Missões.

Robriane Prosdocimi Menegat, Universidade Federal de Santa Maria.

Enfermeira. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde.

Published

2014-10-31

How to Cite

1.
Silva AA, Menegat RP. A GESTÃO DO CUIDADO EM RELAÇAO À AUTONOMIA DOS ENFERMEIROS. Rev. G&S [Internet]. 2014 Oct. 31 [cited 2024 Dec. 26];5(4):pag. 2294-2312. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/967

Issue

Section

Artigos de Pesquisa