GRAVIDEZ DE FETO ANENCÉFALO:
A INTERRUPÇÃO COMO ALTERNATIVA FACTÍVEL À GESTANTE
Palabras clave:
Políticas de Saúde, EnfermagemResumen
Objetivo: conhecer os fatores que influenciaram as gestantes na decisão pela interrupção ou antecipação da gestação. Método: trata-se de estudo exploratório e descritivo de casos. Realizou-se entrevista semiestruturada para coleta de dados; análise descritiva por tema abordado foi empregada. Resultados: após análise da narrativas das mulheres foi possível estabelecer três categorias, “A notícia da gravidez e da malformação fetal”, “A anencefalia fetal como problema vivido” e “O difícil momento da decisão”. Observou-se que todas participantes obtiveram o diagnóstico da anencefalia através da ultrassonografia. O impacto da notícia gerou diferentes emoções nas mulheres, dentre as quais reações de raiva, impotência e medo. Conclusões: a participação efetiva de familiares no processo de decisão das gestantes aparece a partir da referência de que os mesmos estiveram ao lado, apoiando-as, sem, contudo, manifestar opinião. As informações repassadas pelos profissionais que aturam junto à s mulheres durante a gestação de feto anencéfalo, influenciaram-nas quanto a opção/decisão pela interrupção da gestação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).