Profissionais de enfermagem que exercem a docência:
limites e possibilidades
Resumen
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a prática pedagógica dos profissionais de enfermagem que exercem a docência em uma Instituição Privada de Nível Superior em Salvador-BA. Para tanto, discute sobre o papel do docente na educação e a forma de como desenvolver a docência de maneira humanizada e coletiva. Em uma etapa exploratória, foi feita uma entrevista semiestruturada a 19 enfermeiros docentes. Os dados foram analisados tendo como referência os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para se obter uma boa atuação do educador, este deve pautar sua prática na observação diária dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de discentes. Outro aspecto relevante, diz respeito à falta de oportunidades de trabalho na assistência, o que leva muitos profissionais a buscarem o caminho da docência como alternativa profissional, não necessariamente levando em conta a aptidão pessoal. Ainda que tenhamos observado que a reflexão e preocupação com a docência estejam presentes em suas falas e que muitos tentam constantemente superar as dificuldades existentes na sua prática, este tema suscita uma análise pormenorizada.
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Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).