Profissionais de enfermagem que exercem a docência:
limites e possibilidades
Abstract
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a prática pedagógica dos profissionais de enfermagem que exercem a docência em uma Instituição Privada de Nível Superior em Salvador-BA. Para tanto, discute sobre o papel do docente na educação e a forma de como desenvolver a docência de maneira humanizada e coletiva. Em uma etapa exploratória, foi feita uma entrevista semiestruturada a 19 enfermeiros docentes. Os dados foram analisados tendo como referência os pressupostos da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para se obter uma boa atuação do educador, este deve pautar sua prática na observação diária dos interesses e necessidades emergentes em seu grupo de discentes. Outro aspecto relevante, diz respeito à falta de oportunidades de trabalho na assistência, o que leva muitos profissionais a buscarem o caminho da docência como alternativa profissional, não necessariamente levando em conta a aptidão pessoal. Ainda que tenhamos observado que a reflexão e preocupação com a docência estejam presentes em suas falas e que muitos tentam constantemente superar as dificuldades existentes na sua prática, este tema suscita uma análise pormenorizada.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).