Análise da aplicação das práticas de gestão para a segurança operacional em uma empresa do setor de petróleo e gás

Autores/as

  • Elisabete Coentrão Marques Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Stella Regina Reis da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Resumen

A segurança operacional é um fator preocupante dentro de qualquer empresa, principalmente no setor de petróleo e gás. O objetivo deste artigo foi analisar a aplicação do regulamento técnico do sistema de gerenciamento da segurança operacional das instalações marítimas de perfuração e produção de petróleo e gás natural da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis nos manuais de uma empresa do setor de petróleo e gás. A metodologia utilizada foi a análise documental. Observou-se que o gerenciamento da empresa consegue atingir os fatores técnicos de trabalho, projeto de construção e integração quanto a segurança operacional em cada uma das práticas de gestão. Concluiu-se que o formato e as informações dos manuais colocam-se como potencial para  eliminação de riscos para a empresa e ao meio ambiente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisabete Coentrão Marques, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Nutricionista (UFF) e Administradora (UNESA); Especialista em Administração de Serviços de Alimentação (UFRRJ) e Vigilância Sanitária (UNIPLI); Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ); Doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ)

Stella Regina Reis da Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Engenheira Química (UFRJ); Doutora em Engenharia Química (UFRJ); Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Publicado

2017-08-21

Cómo citar

1.
Marques EC, Costa SRR da. Análise da aplicação das práticas de gestão para a segurança operacional em uma empresa do setor de petróleo e gás. Rev. G&S [Internet]. 21 de agosto de 2017 [citado 8 de enero de 2026];5(2):pag. 487-500. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/442

Número

Sección

Artigos Originais