Redução das faltas e dos acidentes de trabalho com base na implementação de melhorias ergonômicas na linha de produção de um frigorífico gaúcho
Resumen
A ergonomia se refere ao entendimento das interações entre os indivíduos e os elementos físicos que compõem um sistema, aplicando teoria, princípios, dados e métodos para projetar o ambiente com vistas a otimizar o bem-estar, especialmente no ambiente de trabalho. O presente trabalho buscou avaliar os benefícios observados após a implantação de ações ergonômicas e melhorias na linha de produção realizadas no setor de desossa de um frigorífico. No decorrer do trabalho a linha de produção foi avaliada, buscando situações não conformes para determinar possíveis melhorias a serem efetivadas, visando também a exigência ergonômica e atendimento de normas do Ministério do Trabalho, que tratam da ergonomia e da organização funcional em frigoríficos, especificamente as normas regulamentadoras 17 e 36. A partir da análise dos resultados, foi possível mensurar as melhorias e o ganho produtivo, assim como o nível de satisfação dos colaboradores, especialmente após a implantação de mudanças, como pausas e rodízios programados de atividades e tarefas, elevando a qualidade de vida no trabalho, e reduzindo queixas de desconforto postural e absenteísmo.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).