Visão dos clientes externos sobre a satisfação dos serviços de enfermagem hospitalar:
abordagem interpessoal
Palabras clave:
Gestão, SaúdeResumen
O estudo objetivou descrever a qualidade da assistência de enfermagem hospitalar e a satisfação do cliente externo por meio de uma abordagem interpessoal, durante o período de internação em um hospital polo referência para a região ampliada de saúde. Trata-se de um estudo descritivo, realizado com 223 clientes externos. Para a coleta de dados aplicou-se o Instrumento de Satisfação do Paciente (ISP), adaptado e validado no Brasil, enfocando o domínio confiança. Os dados foram digitados no programa SPSS, versão 20. Procedeu-se análise descritiva das variáveis. Houve predomínio do sexo masculino, casados e ensino médio incompleto. A média de satisfação dos pacientes com o atendimento de enfermagem encontrada para o domínio confiança foi de 3,78, indicando boa satisfação do cliente. 80,7% acham que o enfermeiro é atencioso e 75,8% paciente, porém 81,6% não o consideram uma pessoa agradável; 78,5% não se sentem à vontade para fazer perguntas. Nesse sentido, reforça-se a importância do papel do enfermeiro e da prática humanizada no processo do cuidado possibilitando assim a melhoria contínua na qualidade da assistência prestada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).