Construção e validação de instrumento sobre gestão do Sistema Único de Saúde
Palavras-chave:
Gestão, Educação, Políticas de saúdeResumo
O estudo objetivou descrever a construção de um instrumento, que visa subsidiar pesquisadores, educadores e outros profissionais na mensuração do conhecimento teórico/prático dos acadêmicos dos cursos da área de saúde e dos profissionais da rede da saúde, sobre Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um estudo metodológico, realizado de janeiro a setembro de 2014, no município de Diamantina, Minas Gerais. A construção do instrumento foi realizada por meio de quatro fases: elaboração, validação por juízes, adequação do instrumento e estudo piloto. Para análise dos dados, utilizou-se como método de medida, o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o Coeficiente de Alfa de Cronbach. Como resultado obteve-se uma taxa de concordância entre os juízes de 0,97, por meio do cálculo do IVC, e um valor de Alfa de Cronbach de 0,92, o que demonstra que o instrumento é representativo e confiável, para ser aplicado a graduandos e profissionais da área da saúde.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).