Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde:
revisão sistemática 2010-2015
Palabras clave:
Ensino na saúdeResumen
A entrega de materiais educacionais de forma eletrônica tem se tornado mais popular na área de saúde, oferecendo novas oportunidades para docentes, estudantes e profissionais de saúde. Contudo, a eficácia do uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino na saúde ainda não é clara. Desta forma, o propósito desta revisão sistemática foi identificar estudos recentes (2010 a 2015) que relatassem o efeito das práticas de ensino-aprendizagem apoiadas em tecnologias no aprendizado e satisfação de indivíduos participantes, assim como o impacto na sociedade das estratégias utilizadas durante as ações educacionais. Foram encontradas 12.116 referências contudo 25 trabalhos mostraram-se adequados para esta análise. A maioria dos estudos mostrou resultados em termos de ganhos de conhecimentos (84%), enquanto a satisfação (40%) e o impacto (8%) foram objeto de análise de um menor número de pesquisas. Apesar de grande parte dos estudos apontar resultados positivos das intervenções é importante destacar que as tecnologias são apenas um meio para a entrega de conteúdos. Desta forma, mais estudos que discutam as estratégias de ensino adotadas fazem-se necessários.
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Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).