Convivência versus alcoolismo:
analisando o cotidiano dos familiares
Palabras clave:
EnfermagemResumen
O estudo objetiva descrever e analisar o cotidiano dos familiares com pacientes alcoolistas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas ”“ CAPSad no Município de Teresina/PI, antes do inicio do tratamento. Utilizou-se a abordagem qualitativa, com 10 familiares de pacientes alcoolistas em tratamento na instituição, através de entrevistas com roteiro semi-estruturado. Esta pesquisa teve como referencial para análise dos dados, a análise de conteúdo. O resultado mostra um Cotidiano permeado por violência física, sexual e psíquica e o álcool produzindo sentimentos negativos e codependentes. Considerou-se a violência como marco constante nesse cotidiano e como consequência a ruptura dos laços afetivos, a desestruturação da família e codependencia, o que conduz a uma necessidade de tratamento mútuo.
Descritores: Alcoolismo; Família; Cuidados de Enfermagem.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).