Atemdimel - apoio telefônico para o monitoramento em diabetes mellitus tipo 2:
expectativas e satisfação dos pacientes
Palabras clave:
EnfermagemResumen
Estudo observacional, quali-quantitativa, avaliou as expectativas e satisfação de pacientes que receberam suporte telefônico para o monitoramento do DM. A população foi de 45 diabéticos, 18 do grupo intervenção e 27 do grupo controle. O projeto foi aprovado no Comitê de ética, parecer 324.098. Os dados foram obtidos por questionários subdivididos em três partes. A primeira, contendo variáveis sociodemográficas e clínicas; sendo em ambos os grupos com predomínio do sexo feminino; estado civil foi o casado; escolaridade média foi em torno de 6 anos; aposentados e religião em sua maioria católica. Ambos os grupos, apresentaram na circunferência abdominal pré e pós-intervenção, alto risco cardiovascular. Do IMC, 88,9% de ambos os grupos foram considerados com excesso de peso e sobrepeso. A pressão arterial diminui em ambos os grupos, assim como a glicemia de jejum. O LDL-C antes da intervenção era considerado alterado, após a intervenção foi considerado normal. A segunda e terceira parte coletou-se somente no grupo intervenção. A segunda, entrevistas audiogravadas antes das intervenções em seguida transcritas as falas para avaliar as expectativas. A terceira foi utilizada o instrumento que se refere à satisfação dos participantes quanto ao programa, no qual entre 77,8% e 100% das questões respondidas foram positivas.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença