Contribuições dos sistemas de informações no gerenciamento de riscos hospitalares:
revisão integrativa da literatura
Palavras-chave:
EnfermagemResumo
O objetivo deste estudo foi identificar as contribuições dos sistemas de informações hospitalares para o gerenciamento de riscos em saúde e em enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura na SciELO e nas Bases de Dados LILACS, Medline, de 2004 a 2014, utilizando os descritores hospital, information, system, nursing, management, risk e safety. Foram identificadas 10 pesquisas que apontam as contribuições e fatores que influenciam a aplicação de Sistemas de Informação Hospitalares para o Gerenciamento de Riscos em Saúde e Enfermagem, com ênfase para os aspectos sociotécnicos e abordagens que favoreçam a cultura de segurança institucional integrada a políticas preventivas e corretivas no nível técnico, individual, institucional, social, nacional e internacional. O profissional da enfermagem possui grande envolvimento no atendimento do paciente, sendo assim o objetivo da implementação do sistema de informação deve estar conectado com o objetivo da enfermagem para garantir a adesão e sua aplicação de maneira adequada. Identificou-se potencialidades e barreiras no uso do sistema de informação no gerenciamento, a superação destas barreiras requer investimentos estruturais e processuais.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).