Experiência de familiares de pessoas com deficiência física:
subsídio para inclusão e garantia dos direitos
Palabras clave:
Saúde públicaResumen
Em diversos momentos na história da humanidade, as pessoas com deficiência receberam diferentes formas de tratamento. No mundo existem cerca de 600 milhões de pessoas com deficiência, sedo que no Brasil 14,5% da população é classificada com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho foi conhecer a experiência de familiares de pessoas com deficiência, no que se refere à busca e garantia dos direitos legais destinados aos mesmos. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semiestrutura para coleta de dados e análise de conteúdo para estabelecimento de categorias temáticas. Participaram do estudo 10 familiares. Emergiram quatro categorias: Compreensão da família quanto aos direitos, A família no con(viver) com a pessoa com deficiência, Pessoas com deficiência versus órgãos públicos ineficiente, e Barreiras socioculturais, financeiras e estruturais. Percebe-se que os benefícios conquistados limitam-se à queles indispensáveis à sobrevivência, como a aposentadoria pela previdência social e alguns atendimentos de saúde. Apesar de muitas conquistas obtidas por este grupo da sociedade, ainda há muito que se fazer para que as pessoas com deficiência e seus familiares alcancem de fato a inclusão social, e possam viver com dignidade, respeito, gozando de verdadeira cidadania.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).