Agendamento eletrônico do paciente (AEP) como ferramenta de gestão dos ambulatórios de um serviço de referência terciária em saúde.

Autores/as

  • Elias de Carvalho Hospital das Clinicas de Ribeirão PretoFMRPUSP
  • Valdes Roberto Bollela

Palabras clave:

Gestão, Políticas de saúde

Resumen

Objetivo: Avaliar a funcionalidade e indicadores gerados pelo sistema de Agendamento Eletrônico do Paciente (AEP) na gestão da assistência e ensino nos ambulatórios de um hospital terciário de ensino descrevendo o processo e suas potencialidades e o potencial impacto destas informações no processo de gestão ambulatorial. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório do AEP e seus indicadores, caracterizado como pesquisa-ação. Foram aplicados questionários semi-estruturados para avaliar a percepção dos usuários do sistema e realizado análise quali-quantitativa dos resultados obtidos. Resultados: Foi realizada a descrição do AEP e seu ganho quando comparado com o modelo tradicional de agendamento em papel. A implantação do AEP possibilitou acesso rápido aos dados e sua utilização como ferramenta para gestão e tomada de decisão em termos assistenciais e de ensino. Estas informações têm potencial para embasar a revisão e melhoria dos processos de atendimento em um ambulatório com mais de 200 consultórios.. Entretanto, muitos médicos assistentes e professores ainda não compreenderam o potencial desta ferramenta na gestão da assistência e ensino no hospital. Conclusão: O AEP é uma ferramenta importante para agilizar a revisão e melhoria dos processos de gestão do ambulatório, mas será preciso treinar as equipes de saúde visando ampliar seu uso no hospital.

Descargas

Biografía del autor/a

Valdes Roberto Bollela

Médico e Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Ex-gerente geral dos ambulatórios do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2007 a 2010).

Cómo citar

1.
Carvalho E de, Bollela VR. Agendamento eletrônico do paciente (AEP) como ferramenta de gestão dos ambulatórios de um serviço de referência terciária em saúde. Rev. G&S [Internet]. 1 de junio de 2015 [citado 26 de diciembre de 2024];6(2):Pag. 1446-1462. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2959

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a