Agendamento eletrônico do paciente (AEP) como ferramenta de gestão dos ambulatórios de um serviço de referência terciária em saúde.
Palabras clave:
Gestão, Políticas de saúdeResumen
Objetivo: Avaliar a funcionalidade e indicadores gerados pelo sistema de Agendamento Eletrônico do Paciente (AEP) na gestão da assistência e ensino nos ambulatórios de um hospital terciário de ensino descrevendo o processo e suas potencialidades e o potencial impacto destas informações no processo de gestão ambulatorial. Metodologia: Estudo descritivo e exploratório do AEP e seus indicadores, caracterizado como pesquisa-ação. Foram aplicados questionários semi-estruturados para avaliar a percepção dos usuários do sistema e realizado análise quali-quantitativa dos resultados obtidos. Resultados: Foi realizada a descrição do AEP e seu ganho quando comparado com o modelo tradicional de agendamento em papel. A implantação do AEP possibilitou acesso rápido aos dados e sua utilização como ferramenta para gestão e tomada de decisão em termos assistenciais e de ensino. Estas informações têm potencial para embasar a revisão e melhoria dos processos de atendimento em um ambulatório com mais de 200 consultórios.. Entretanto, muitos médicos assistentes e professores ainda não compreenderam o potencial desta ferramenta na gestão da assistência e ensino no hospital. Conclusão: O AEP é uma ferramenta importante para agilizar a revisão e melhoria dos processos de gestão do ambulatório, mas será preciso treinar as equipes de saúde visando ampliar seu uso no hospital.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).