“REFLECTIVE TESTING”:
FERRAMENTA DE GESTÃO PARA AS REQUISIÇÕES MÉDICAS DE MARCADORES DA HEPATITE B EM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO
Palavras-chave:
Laboratórios hospitalares, Gestão de Qualidade, Gestão de recursos, Hepatite BResumo
Os exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico e prognóstico clínico, entretanto, a padronização da indicação de exames é fundamental. Este estudo avaliou a adequação de solicitações de exames para hepatite B (HBV). Durante 3 meses todas as solicitações de sorologia para HBV foram analisadas e adequadas (reflective testing), segundo resolução da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Objetivos: verificar o impacto da análise e adequação de testes para hepatite B. Métodos: estudo retrospectivo que caracterizou a adequação dos pedidos de marcadores de HBV realizados entre dezembro de 2012 a março de 2013. Foram consideradas adequadas as solicitações do marcador HBsAg isolado ou acompanhado do Anti-HBc IgTotal em triagem sorológica. Resultados: Das 4.183 solicitações analisadas, 397 (9,5%) foram consideradas inadequadas. O custo dos testes de solicitações inadequadas sem a triagem teria sido quase o dobro daquele observado após o processo de adequação. Em todos os exames em que o HBsAg foi positivo, houve complementação da investigação, agilizando o diagnóstico clínico. Conclusão: A análise e adequação das solicitações por equipe treinada parece ser custo-efetiva e acelera a liberação de resultados relevantes para a tomada de decisão clínica.
Descritores:
Laboratórios hospitalares; Gestão de Qualidade, Gestão de recursos; hepatite B
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).