“REFLECTIVE TESTING”:

FERRAMENTA DE GESTÃO PARA AS REQUISIÇÕES MÉDICAS DE MARCADORES DA HEPATITE B EM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO

Autores

  • David Falango Hospital das Clínicas FMRP-USP
  • Valdes Roberto Bollela

Palavras-chave:

Laboratórios hospitalares, Gestão de Qualidade, Gestão de recursos, Hepatite B

Resumo

Os exames laboratoriais são fundamentais para o diagnóstico e prognóstico clínico, entretanto, a padronização da indicação de exames é fundamental. Este estudo avaliou a adequação de solicitações de exames para hepatite B (HBV). Durante 3 meses todas as solicitações de sorologia para HBV foram analisadas e adequadas (reflective testing), segundo resolução da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Objetivos: verificar o impacto da análise e adequação de testes para hepatite B. Métodos: estudo retrospectivo que caracterizou a adequação dos pedidos de marcadores de HBV realizados entre dezembro de 2012 a março de 2013. Foram consideradas adequadas as solicitações do marcador HBsAg isolado ou acompanhado do Anti-HBc IgTotal em triagem sorológica. Resultados: Das 4.183 solicitações analisadas, 397 (9,5%) foram consideradas inadequadas. O custo dos testes de solicitações inadequadas sem a triagem teria sido quase o dobro daquele observado após o processo de adequação. Em todos os exames em que o HBsAg foi positivo, houve complementação da investigação, agilizando o diagnóstico clínico. Conclusão: A análise e adequação das solicitações por equipe treinada parece ser custo-efetiva e acelera a liberação de resultados relevantes para a tomada de decisão clínica.

Descritores:

Laboratórios hospitalares; Gestão de Qualidade, Gestão de recursos; hepatite B

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Falango, Hospital das Clínicas FMRP-USP

Biologista Encarregado do Laboratório de Sorologia do HCFMRP-USP

Valdes Roberto Bollela

Médico e Professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo FMRP-USP. Vice-coordenador dos laboratórios de Microbiologia e Sorologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Downloads

Como Citar

1.
Falango D, Bollela VR. “REFLECTIVE TESTING”:: FERRAMENTA DE GESTÃO PARA AS REQUISIÇÕES MÉDICAS DE MARCADORES DA HEPATITE B EM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 20º de abril de 2024];6(1):pag. 405-418. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2572

Edição

Seção

Artigos Originais