Avaliação da qualidade dos serviços prestados por uma unidade de saúde da família
Palabras clave:
EnfermagemResumen
Objetivo: promover a avaliação da satisfação do usuário na Atenção Primária à Saúde, no que diz respeito à prestação do serviço de saúde. Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, através de uma abordagem quantitativa. A investigação aconteceu com 186 famílias cadastradas na Unidade de Saúde da Família Vila São Miguel, Recife ”“ Pernambuco, no período de fevereiro a agosto de 2012, através de um questionário. Resultados: houve predominância do sexo feminino e os extremos etários variaram dos 18 aos 76 anos. A categoria profissional melhor avaliada pelos usuários foi o agente comunitário de saúde com 40,8%. Quanto ao sentimento de acolhimento, 86,6% dos entrevistados afirmaram sentir-se sempre acolhido pela equipe. No tocante a participação de ações educativas realizadas pela unidade, 87,1% dos participantes afirmaram nunca ter participado de nenhuma atividade. Conclusão: faz-se necessária a avaliação da equipe multiprofissional pelos usuários a fim de assegurar o planejamento e construção de ações que proporcionem uma melhoria no atendimento oferecido pela Atenção Básica.
Descritores: Atenção Primária à Saúde; Saúde da Família; Avaliação em Saúde.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença