Análise dos níveis de motivação de funcionários no trabalho:
estudo de caso em uma empresa do ramo siderúrgico
Palabras clave:
Estratégia e organização, Organização industrialResumen
A temática da motivação no trabalho tornou-se um fator importante e ao mesmo tempo preocupante para as organizações, haja vista o trade off existente entre os objetivos organizacionais e pessoais dos colaboradores. Assim, as organizações precisam canalizar seus esforços motivacionais para que ambos alcancem estes objetivos. Em virtude dessas questões e do crescente aumento da importância dos indivíduos dentro das empresas, o presente estudo visa analisar os níveis de motivação no trabalho dos funcionários de uma empresa siderúrgica. Para tal, foi desenvolvido um questionário, com base na Teoria Motivação-Higiene de Frederick Herzberg, com 110 (cento e dez) questões assertivas consolidas em onze fatores principais ”“ 6 (seis) de Higiene e 5 (cinco) Motivacionais. A Pesquisa foi desenvolvida no período de 11 meses, em uma firma da indústria siderúrgica beneficiadora de aço, onde foram utilizados dados primários resultantes da aplicação de questionário estruturado, junto aos colaboradores dos diversos setores da empresa. Os resultados demonstram bons níveis de motivação com o trabalho dos funcionários da empresa, relacionado, dentre outros, ao reconhecimento pelo trabalho realizado, conteúdo do trabalho, responsabilidade e possibilidades de promoção.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença