Análise da gestão dos resíduos gerados na troca de óleo lubrificante automotivo:

um estudo de caso na cidade de Cabo Frio-RJ

Autores

  • Júlio César Pereira de Oliveira Universidade Veiga de Almeida (UVA)
  • Ronnie Braz de Souza Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Palavras-chave:

Gestão ambiental, Gestão de resíduos industriais e prevenção de poluição

Resumo

Em vista do crescimento da frota automobilística da cidade de Cabo Frio-RJ nos últimos anos e, consequentemente, do aumento de resíduos gerados na atividade de troca de óleo lubrificante, este estudo pretende analisar, à luz da legislação vigente, a gestão desses resíduos nos diversos pontos de troca da cidade ”“ concessionárias, oficinas mecânicas e postos de combustíveis ”“ identificando os pontos críticos, no intuito de propor melhorias. Para isto, foi aplicado um questionário composto por 12 perguntas relacionadas à situação física dos pontos de troca, armazenagem, coleta, embalagens e resíduos gerados na troca de óleo lubrificante. Desta forma, foi possível identificar problemas com a gestão desses resíduos, apontar suas causas e propor medidas corretivas, tendo por base a Resolução CONAMA nº 362/2005 e o Guia de Gerenciamento de Óleos Lubrificantes Usados ou Contaminados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Pereira de Oliveira, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Possui graduação em ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARA (2005) e mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é horista da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e Servidor Público Federal da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Ronnie Braz de Souza, Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Graduado em Engenharia de produção pela Universidade Veiga de Almeida (UVA)

Downloads

Publicado

30-04-2015

Como Citar

1.
Oliveira JCP de, Souza RB de. Análise da gestão dos resíduos gerados na troca de óleo lubrificante automotivo:: um estudo de caso na cidade de Cabo Frio-RJ. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 16º de abril de 2024];1(1):Pag. 971-985. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2744

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)