Impacto económico entre dos modelos de contratación pública: centralizada y descentralizada
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v10i3.26410Palabras clave:
Organização Social, Economia da Saúde, Sistemas de Saúde, Administração PúblicaResumen
Esta investigación objetivó analizar impacto económico entre modelos de gestión de compras centralizada y descentralizada. Se trata de un estudio retrospectivo, fundamentado en manuales operativos y datos de compras de medicamentos de instituciones de la administración pública, una con modelo de gestión de compras centralizada (GCC) y otro con modelo de gestión de compras descentralizado (GCD), en el período de 2013 a 2015. La proporción costo-efectividad incremental (RCEI) se calculó a través de la media anual de la diferencia de los costos totales de cada modelo sobre la diferencia de los tiempos operativos. Se analizaron 14 medicamentos de mayor adquisición conforme curva ABC. Cuando se multiplicó total adquirido por medicamento entre los modelos por el precio medio del trienio, hubo una reducción del 30,23% en la GCC. La media anual de la diferencia del total de los costos R $ 24.124.183,42 y la diferencia de tiempo operacional 150 días. La RCEI calculada R $ 160.827,89 por día, significando menos costo y mayor efectividad del GCC. Con ello se puede concluir que la GCC se mostró más eficiente, debido a haber presentado menor costo y menor tiempo de adquisición en el período analizado.
Descargas
Citas
Tridapalli pj, fernandes e, machado wv. Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no brasil. Revista de administração pública [internet]. 2011[acesso em 2019 jan 20];45(2),401-33. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-76122011000200006&lng=en&nrm=iso
Brasil. Lei no 10.520, de 17 julho de 2002. Institui, no âmbito da união, estados, distrito federal e municípios, nos termos do art. 37, inciso xxi, da constituição federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Brasília: diário oficial [da] república federativa do brasil, [2018]. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm. Acesso em: 20 jan 2018.
Brasil. Presidência da república casa civil. Lei no 9.637.dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do programa nacional de publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Brasília: presidência da república casa civil, 15 maio de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm. Acesso em: 20 jan 2018.
Bevilacqua g, farias mr, blatt cr. Aquisição de medicamentos genéricos em município de médio porte. Rev saúde pública[internet]. 2011 [acesso em 2019 mar 08]; 45(3),583-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-89102011000300017
Andreazzi mfs, bravo mis. Privatização da gestão e organizações sociais na atenção à saúde. Trab. Educ. Saúde. [internet]. 2014[acesso em 2019 mar 08.];12(3), 499-518. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1981-77462014000300499&lng=pt&nrm=iso
Nogueira, rp. O desenvolvimento federativo do sus e as novas modalidades institucionais de gerência das unidades assistenciais. In: santos, nr dos; amarante, pdc (org.). Gestão pública e relação público privado na saúde. Rio de janeiro: cebes. [internet]. 2010 [acesso em 2019 mar 15.]; 24-47. Disponível em: http://idisa.org.br/img/file/gc-2010-rl-livro%20cebes-2011.pdf
Salgado lh, fiuza, eps. Marcos regulatórios no brasil: aperfeiçoando a qualidade regulatória. Rio de janeiro, rj: ipea. 2015.
Freitas m, maldonado jms de v. O pregão eletrônico e as contratações de serviços contínuos. Rev. Adm. Pública[internet]. 2013 [acesso em 2019 mar 08.]; 47(5), 1265-81. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-76122013000500009&script=sci_abstract
Sano h,abrucio fl. Promessas e resultados da nova gestão pública no brasil: o caso das organizações sociais de saúde em são paulo. Revista de administração de empresas ”“rae [internet]. 2008 [acesso em 2018jan12.]; 48(3), 64-80. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-75902008000300007&lng=en&nrm=iso
Soares gbet al.. Organizações sociais de saúde (oss): privatização da gestão de serviços de saúde ou solução gerencial para o sus?.revista eletrônica gestão & saúde. [internet]. 2016 [acesso em 2019 mar 24.]; 2(7), 828-50. Disponível em:http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3547
Barbosa nb, elias pem. As organizações sociais de saúde como forma de gestão público/privado. Ciência & saúde coletiva.[internet]. 2010 [acesso em 2018 mar 24.]; 15(5), 2483-95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-81232010000500023&script=sci_abstract&tlng=pt
Tibério aa, souza em, sarti fm. Considerações sobre avaliação de estabelecimentos de saúde sob gestão de oss: o caso do hospital geral do grajaú. Saúde soc.[internet]. 2010 [acesso em 2018jan15.]; 19(3), 557- 68. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0104-12902010000300008&lng=en&nrm=iso
Nishiyama ma, lima mva,ensslin l, chavesl. Modelo multicritério para avaliação de desempenho: um estudo de caso para gestão de compras no setor público. Revista de ciências da administração.[internet]. 2017 [acesso em 2018jan 28.];19(47), 9-28. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2017v19n47p9
Aperta j, borges a, cadilha d, dimas f, dinis c, feio jet al.. Compras centralizadas na saúde. Revportfarmacoter..[internet]. 2016 [acesso em 2019 jan 15.];7(4), 214-20, disponível em: http://revista.farmacoterapia.pt/index.php/rpf/article/view/97.
Barreira filho md, torres kb, ribeiro db, prado rmda s, sobrinho jls. Avaliação do modelo de compra centralizada de medicamentos: estudo de caso da assistência farmacêutica básica. Boletim informativo geum. 2015; 6(1), 80-9.
Arraes jp da s. A reestruturação do setor de compras da universidade de brasília: a implantação de uma nova estrutura de compras, visando à melhoria dos processos, à redução das compras diretas e à otimização dos recursos públicos. Future studiesresearchjournal.[internet]. 2017 [acesso em 2019 mar 24.]; 9(2),167-87.disponível em:https://www.revistafuture.org/fsrj/article/view/293/401.
Carneiro d, resende p. Processo de compra de medicamentos no setor público: uma abordagem qualitativa sobre inovação organizacional. In: congresso ibero ”“americano de investigação qualitativa, 2017, salamanca. Atas ciaiq2017. [internet]. 2017 [acesso em 2019 mar 24.]; disponível em:https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1143/1109.
Araújo rsr, gomes cs. Análise comparativa da vantajosidade entre compras governamentais centralizadas e descentralizadas, brasília. In: iii congresso consad de gestão pública, 3, 2010, brasília.anais [...] Brasília: conselho nacional de secretários de administração, 2010. P. 1-22. Disponível em: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/116. Acesso em: 10 fev 2018
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).