Economic impact between two public procurement models: centralized and decentralized
DOI:
https://doi.org/10.26512/gs.v10i3.26410Keywords:
Organização Social, Economia da Saúde, Sistemas de Saúde, Administração PúblicaAbstract
This research aimed to analyze the economic impact between centralized and decentralized purchasing management models. This is a retrospective study, based on operational manuals and drug procurement data from public administration institutions, one with a centralized purchasing management model (GCC) and the other with a decentralized purchasing management model (GCD), in the period from 2013 to 2015. The incremental cost-effectiveness ratio (ICR) was calculated through the annual average of the difference of the total costs of each model over the difference in operating times. Fourteen drugs with the highest acquisition were analyzed according to the ABC curve. When the total multiplied by medication between the models by the average price of the triennium, there was a 30.23% reduction in GCC. The annual average of the difference in total costs is R$ 24,124,183.42 and the difference in operating time is 150 days. The ICR calculated R$ 160,827.89 per day, meaning less cost and greater effectiveness of the GCC. With this, it can be concluded that GCC was more efficient, due to the lower cost and lower acquisition time in the analyzed period.
Downloads
References
Tridapalli pj, fernandes e, machado wv. Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no brasil. Revista de administração pública [internet]. 2011[acesso em 2019 jan 20];45(2),401-33. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-76122011000200006&lng=en&nrm=iso
Brasil. Lei no 10.520, de 17 julho de 2002. Institui, no âmbito da união, estados, distrito federal e municípios, nos termos do art. 37, inciso xxi, da constituição federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Brasília: diário oficial [da] república federativa do brasil, [2018]. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm. Acesso em: 20 jan 2018.
Brasil. Presidência da república casa civil. Lei no 9.637.dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do programa nacional de publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Brasília: presidência da república casa civil, 15 maio de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm. Acesso em: 20 jan 2018.
Bevilacqua g, farias mr, blatt cr. Aquisição de medicamentos genéricos em município de médio porte. Rev saúde pública[internet]. 2011 [acesso em 2019 mar 08]; 45(3),583-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-89102011000300017
Andreazzi mfs, bravo mis. Privatização da gestão e organizações sociais na atenção à saúde. Trab. Educ. Saúde. [internet]. 2014[acesso em 2019 mar 08.];12(3), 499-518. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1981-77462014000300499&lng=pt&nrm=iso
Nogueira, rp. O desenvolvimento federativo do sus e as novas modalidades institucionais de gerência das unidades assistenciais. In: santos, nr dos; amarante, pdc (org.). Gestão pública e relação público privado na saúde. Rio de janeiro: cebes. [internet]. 2010 [acesso em 2019 mar 15.]; 24-47. Disponível em: http://idisa.org.br/img/file/gc-2010-rl-livro%20cebes-2011.pdf
Salgado lh, fiuza, eps. Marcos regulatórios no brasil: aperfeiçoando a qualidade regulatória. Rio de janeiro, rj: ipea. 2015.
Freitas m, maldonado jms de v. O pregão eletrônico e as contratações de serviços contínuos. Rev. Adm. Pública[internet]. 2013 [acesso em 2019 mar 08.]; 47(5), 1265-81. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-76122013000500009&script=sci_abstract
Sano h,abrucio fl. Promessas e resultados da nova gestão pública no brasil: o caso das organizações sociais de saúde em são paulo. Revista de administração de empresas ”“rae [internet]. 2008 [acesso em 2018jan12.]; 48(3), 64-80. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-75902008000300007&lng=en&nrm=iso
Soares gbet al.. Organizações sociais de saúde (oss): privatização da gestão de serviços de saúde ou solução gerencial para o sus?.revista eletrônica gestão & saúde. [internet]. 2016 [acesso em 2019 mar 24.]; 2(7), 828-50. Disponível em:http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3547
Barbosa nb, elias pem. As organizações sociais de saúde como forma de gestão público/privado. Ciência & saúde coletiva.[internet]. 2010 [acesso em 2018 mar 24.]; 15(5), 2483-95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-81232010000500023&script=sci_abstract&tlng=pt
Tibério aa, souza em, sarti fm. Considerações sobre avaliação de estabelecimentos de saúde sob gestão de oss: o caso do hospital geral do grajaú. Saúde soc.[internet]. 2010 [acesso em 2018jan15.]; 19(3), 557- 68. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0104-12902010000300008&lng=en&nrm=iso
Nishiyama ma, lima mva,ensslin l, chavesl. Modelo multicritério para avaliação de desempenho: um estudo de caso para gestão de compras no setor público. Revista de ciências da administração.[internet]. 2017 [acesso em 2018jan 28.];19(47), 9-28. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2017v19n47p9
Aperta j, borges a, cadilha d, dimas f, dinis c, feio jet al.. Compras centralizadas na saúde. Revportfarmacoter..[internet]. 2016 [acesso em 2019 jan 15.];7(4), 214-20, disponível em: http://revista.farmacoterapia.pt/index.php/rpf/article/view/97.
Barreira filho md, torres kb, ribeiro db, prado rmda s, sobrinho jls. Avaliação do modelo de compra centralizada de medicamentos: estudo de caso da assistência farmacêutica básica. Boletim informativo geum. 2015; 6(1), 80-9.
Arraes jp da s. A reestruturação do setor de compras da universidade de brasília: a implantação de uma nova estrutura de compras, visando à melhoria dos processos, à redução das compras diretas e à otimização dos recursos públicos. Future studiesresearchjournal.[internet]. 2017 [acesso em 2019 mar 24.]; 9(2),167-87.disponível em:https://www.revistafuture.org/fsrj/article/view/293/401.
Carneiro d, resende p. Processo de compra de medicamentos no setor público: uma abordagem qualitativa sobre inovação organizacional. In: congresso ibero ”“americano de investigação qualitativa, 2017, salamanca. Atas ciaiq2017. [internet]. 2017 [acesso em 2019 mar 24.]; disponível em:https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1143/1109.
Araújo rsr, gomes cs. Análise comparativa da vantajosidade entre compras governamentais centralizadas e descentralizadas, brasília. In: iii congresso consad de gestão pública, 3, 2010, brasília.anais [...] Brasília: conselho nacional de secretários de administração, 2010. P. 1-22. Disponível em: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/116. Acesso em: 10 fev 2018
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
Through this instrument, in my name and in the name of the other coauthors, may I soon copy the copyright of the article to Electronic Journal Management and Health and declare that I am aware that failure to comply with this commitment will subject the violator to penalties and penalties Law of Protection of Rights Authorities (Nº9609, of 02/19/98).