Economic impact between two public procurement models: centralized and decentralized

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v10i3.26410

Keywords:

Organização Social, Economia da Saúde, Sistemas de Saúde, Administração Pública

Abstract

This research aimed to analyze the economic impact between centralized and decentralized purchasing management models. This is a retrospective study, based on operational manuals and drug procurement data from public administration institutions, one with a centralized purchasing management model (GCC) and the other with a decentralized purchasing management model (GCD), in the period from 2013 to 2015. The incremental cost-effectiveness ratio (ICR) was calculated through the annual average of the difference of the total costs of each model over the difference in operating times. Fourteen drugs with the highest acquisition were analyzed according to the ABC curve. When the total multiplied by medication between the models by the average price of the triennium, there was a 30.23% reduction in GCC. The annual average of the difference in total costs is R$ 24,124,183.42 and the difference in operating time is 150 days. The ICR calculated R$ 160,827.89 per day, meaning less cost and greater effectiveness of the GCC. With this, it can be concluded that GCC was more efficient, due to the lower cost and lower acquisition time in the analyzed period.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flávio Clemente Deulefeu

Títulos Acadêmicos: Residência Médica em Clínica Médica e Pneumologia, Título de Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB, Pós- graduado em Gestão Hospitalar e de Organizações de Saúde pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Pós- graduado em Qualidade em Saúde e Segurança do paciente pela Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.

Cargo e Instituição a qual está vinculado: Diretor Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2733-9656 

References

Tridapalli pj, fernandes e, machado wv. Gestão da cadeia de suprimento do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no brasil. Revista de administração pública [internet]. 2011[acesso em 2019 jan 20];45(2),401-33. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-76122011000200006&lng=en&nrm=iso

Brasil. Lei no 10.520, de 17 julho de 2002. Institui, no âmbito da união, estados, distrito federal e municípios, nos termos do art. 37, inciso xxi, da constituição federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Brasília: diário oficial [da] república federativa do brasil, [2018]. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm. Acesso em: 20 jan 2018.

Brasil. Presidência da república casa civil. Lei no 9.637.dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do programa nacional de publicização, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências. Brasília: presidência da república casa civil, 15 maio de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm. Acesso em: 20 jan 2018.

Bevilacqua g, farias mr, blatt cr. Aquisição de medicamentos genéricos em município de médio porte. Rev saúde pública[internet]. 2011 [acesso em 2019 mar 08]; 45(3),583-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-89102011000300017

Andreazzi mfs, bravo mis. Privatização da gestão e organizações sociais na atenção à saúde. Trab. Educ. Saúde. [internet]. 2014[acesso em 2019 mar 08.];12(3), 499-518. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1981-77462014000300499&lng=pt&nrm=iso

Nogueira, rp. O desenvolvimento federativo do sus e as novas modalidades institucionais de gerência das unidades assistenciais. In: santos, nr dos; amarante, pdc (org.). Gestão pública e relação público privado na saúde. Rio de janeiro: cebes. [internet]. 2010 [acesso em 2019 mar 15.]; 24-47. Disponível em: http://idisa.org.br/img/file/gc-2010-rl-livro%20cebes-2011.pdf

Salgado lh, fiuza, eps. Marcos regulatórios no brasil: aperfeiçoando a qualidade regulatória. Rio de janeiro, rj: ipea. 2015.

Freitas m, maldonado jms de v. O pregão eletrônico e as contratações de serviços contínuos. Rev. Adm. Pública[internet]. 2013 [acesso em 2019 mar 08.]; 47(5), 1265-81. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0034-76122013000500009&script=sci_abstract

Sano h,abrucio fl. Promessas e resultados da nova gestão pública no brasil: o caso das organizações sociais de saúde em são paulo. Revista de administração de empresas ”“rae [internet]. 2008 [acesso em 2018jan12.]; 48(3), 64-80. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0034-75902008000300007&lng=en&nrm=iso

Soares gbet al.. Organizações sociais de saúde (oss): privatização da gestão de serviços de saúde ou solução gerencial para o sus?.revista eletrônica gestão & saúde. [internet]. 2016 [acesso em 2019 mar 24.]; 2(7), 828-50. Disponível em:http://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3547

Barbosa nb, elias pem. As organizações sociais de saúde como forma de gestão público/privado. Ciência & saúde coletiva.[internet]. 2010 [acesso em 2018 mar 24.]; 15(5), 2483-95. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1413-81232010000500023&script=sci_abstract&tlng=pt

Tibério aa, souza em, sarti fm. Considerações sobre avaliação de estabelecimentos de saúde sob gestão de oss: o caso do hospital geral do grajaú. Saúde soc.[internet]. 2010 [acesso em 2018jan15.]; 19(3), 557- 68. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0104-12902010000300008&lng=en&nrm=iso

Nishiyama ma, lima mva,ensslin l, chavesl. Modelo multicritério para avaliação de desempenho: um estudo de caso para gestão de compras no setor público. Revista de ciências da administração.[internet]. 2017 [acesso em 2018jan 28.];19(47), 9-28. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/2175-8077.2017v19n47p9

Aperta j, borges a, cadilha d, dimas f, dinis c, feio jet al.. Compras centralizadas na saúde. Revportfarmacoter..[internet]. 2016 [acesso em 2019 jan 15.];7(4), 214-20, disponível em: http://revista.farmacoterapia.pt/index.php/rpf/article/view/97.

Barreira filho md, torres kb, ribeiro db, prado rmda s, sobrinho jls. Avaliação do modelo de compra centralizada de medicamentos: estudo de caso da assistência farmacêutica básica. Boletim informativo geum. 2015; 6(1), 80-9.

Arraes jp da s. A reestruturação do setor de compras da universidade de brasília: a implantação de uma nova estrutura de compras, visando à melhoria dos processos, à redução das compras diretas e à otimização dos recursos públicos. Future studiesresearchjournal.[internet]. 2017 [acesso em 2019 mar 24.]; 9(2),167-87.disponível em:https://www.revistafuture.org/fsrj/article/view/293/401.

Carneiro d, resende p. Processo de compra de medicamentos no setor público: uma abordagem qualitativa sobre inovação organizacional. In: congresso ibero ”“americano de investigação qualitativa, 2017, salamanca. Atas ciaiq2017. [internet]. 2017 [acesso em 2019 mar 24.]; disponível em:https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1143/1109.

Araújo rsr, gomes cs. Análise comparativa da vantajosidade entre compras governamentais centralizadas e descentralizadas, brasília. In: iii congresso consad de gestão pública, 3, 2010, brasília.anais [...] Brasília: conselho nacional de secretários de administração, 2010. P. 1-22. Disponível em: http://banco.consad.org.br/handle/123456789/116. Acesso em: 10 fev 2018

Published

2019-09-30

How to Cite

1.
Deulefeu FC. Economic impact between two public procurement models: centralized and decentralized. Rev. G&S [Internet]. 2019 Sep. 30 [cited 2024 Nov. 23];10(3):278-97. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/26410

Issue

Section

Artigos Originais