EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO:

UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Autores/as

  • Thais Bezerra de Moura Norberta Universidade Estadual do Piauí
  • Anna Katharinne Carreiro Santiago
  • Mirella Bandeira Santos
  • Andréa Conceição Gomes Lima Universidade Estadual do Piauí
  • Reyjane Barros de Carvalho
  • Michelle Vicente Torres

Palabras clave:

Gestantes, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumen

INTRODUÇÃO: A gestação representa período único e especial na vida da mulher, no qual a sensação de tornar-se mãe confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e inseguranças. OBJETIVO: Relatar a experiência de um grupo de Residentes, que realizaram atividades para as gestantes adscritas no território constituído pelos bairros São Joaquim e Nova Brasília. METODOLOGIA: O curso para gestantes acontecia quinzenalmente e contou com a parceria das equipes de saúde da família do turno da tarde. Cada encontro iniciava-se com uma dinâmica, em seguida, temas sobre pré-natal, gestação, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido eram abordados. Entre os temas abordados destacam-se: Importância do pré-natal; atividade física na gestação; cuidados com o recém-nascido; e encerramento com a entrega de enxoval e certificados de participação. RESULTADOS: O curso oportunizou a troca de saberes e de vivências, já que os encontros aconteciam sobre o prisma de rodas de conversa. Como o grupo de gestantes era composto por 80% de adolescentes e primíparas, o curso beneficiou esse grupo que dispunha, até então, de poucas informações e experiências a respeito dessa fase de suas vidas. CONCLUSÃO: Observou-se que a abordagem multidisciplinar proporcionou um atendimento integral à gestante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

1.
Norberta TB de M, Carreiro Santiago AK, Bandeira Santos M, Gomes Lima AC, Barros de Carvalho R, Vicente Torres M. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO:: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Rev. G&S [Internet]. 2 de febrero de 2015 [citado 2 de julio de 2024];6(1):pag. 657-666. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2591

Número

Sección

Relatos de Experiências