EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO:

UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

Autores/as

  • Thais Bezerra de Moura Norberta Universidade Estadual do Piauí
  • Anna Katharinne Carreiro Santiago
  • Mirella Bandeira Santos
  • Andréa Conceição Gomes Lima Universidade Estadual do Piauí
  • Reyjane Barros de Carvalho
  • Michelle Vicente Torres

Palabras clave:

Gestantes, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumen

INTRODUÇÃO: A gestação representa período único e especial na vida da mulher, no qual a sensação de tornar-se mãe confunde-se muitas vezes com incertezas, medos e inseguranças. OBJETIVO: Relatar a experiência de um grupo de Residentes, que realizaram atividades para as gestantes adscritas no território constituído pelos bairros São Joaquim e Nova Brasília. METODOLOGIA: O curso para gestantes acontecia quinzenalmente e contou com a parceria das equipes de saúde da família do turno da tarde. Cada encontro iniciava-se com uma dinâmica, em seguida, temas sobre pré-natal, gestação, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido eram abordados. Entre os temas abordados destacam-se: Importância do pré-natal; atividade física na gestação; cuidados com o recém-nascido; e encerramento com a entrega de enxoval e certificados de participação. RESULTADOS: O curso oportunizou a troca de saberes e de vivências, já que os encontros aconteciam sobre o prisma de rodas de conversa. Como o grupo de gestantes era composto por 80% de adolescentes e primíparas, o curso beneficiou esse grupo que dispunha, até então, de poucas informações e experiências a respeito dessa fase de suas vidas. CONCLUSÃO: Observou-se que a abordagem multidisciplinar proporcionou um atendimento integral à gestante.

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Cómo citar

1.
Norberta TB de M, Carreiro Santiago AK, Bandeira Santos M, Gomes Lima AC, Barros de Carvalho R, Vicente Torres M. EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA PARA O CUIDADO À GESTANTE, PUÉRPERA E RECÉM-NASCIDO:: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Rev. G&S [Internet]. 2 de febrero de 2015 [citado 15 de julio de 2025];6(1):pag. 657-666. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2591

Número

Sección

Relatos de Experiências