A PESQUISA COMO FIO CONDUTOR PARA A PRODUÇÃO DO CUIDADO EM ENFERMAGEM:
REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Palabras clave:
Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Pesquisa em EnfermagemResumen
Este estudo tem como objetivo identificar as evidências científicas de enfermagem sobre a pesquisa como fio condutor para a produção do cuidado em Enfermagem e para a implementação de uma práxis transformadora. Trata-se de uma revisão integrativa por meio de uma busca eletrônica nas bases de dados MEDLINE, LILACS, IBECS, COCHRANE LIBRARY e SCIELO BRASIL utilizando-se os descritores como pesquisa em enfermagem e cuidados de enfermagem. Foram considerados como critérios de inclusão artigos no idioma português, disponíveis na íntegra, publicados no período entre 2002 a 2012. Os resultados mostraram cinco artigos e sua análise permitiu identificar duas categorias: A pesquisa como elemento impulsionador da prática em enfermagem e a interface entre o cuidar e o pesquisar no contexto universitário. Conclui-se que a pesquisa como fio condutor para a produção do cuidado busca ampliar a qualidade das ações, estratégias de gerenciamento e da assistência de Enfermagem uma vez que a assistência prestada está voltada para a resolução imediata dos problemas de enfermagem.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).