Trabalhador de saúde:
formas de adoecimento e estratégias de promoção à saúde
Resumo
Os trabalhadores da saúde são atores sociais que experenciam o adoecer físico e psíquico, decorrentes das diversas formas de inserção no mercado de trabalho. Este estudo tem o objetivo compreender a exposição destes profissionais aos riscos ocupacionais, o processo de adoecimento e a necessidade de se implementar ações de promoção da saúde no trabalho. Estudos recentes sobre a temática apontam a indissociabilidade dos riscos ocupacionais e o seu impacto sobre a saúde do trabalhador. As principais formas de adoecimento pelo trabalho estão relacionadas à exposição aos riscos biológicos, ergonômicos e psicossociais, que comprometem a saúde física e psicológica dos trabalhadores. Observa-se que a forma como o trabalho está organizado tem implicações para a saúde dos profissionais. Conclui-se que a vigilância e gerenciamento dos fatores de exposição devem levar em consideração aspectos socioeconômicos, viabilidade tecnológica e gestão adequada de recursos humanos, incorporando as melhores práticas disponíveis para a saúde dos trabalhadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).