Trabalhador de saúde:

formas de adoecimento e estratégias de promoção à saúde

Autores

  • Silvia Helena Henriques Camelo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
  • Fernanda Ludmilla Rossi Rocha Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
  • Vivian Aline Mininel Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
  • Ana Paula Azevedo Santos Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
  • Alessandra Bassalobre Garcia Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.
  • Maria Carolina Santos Scozzafave Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Resumo

Os trabalhadores da saúde são atores sociais que experenciam o adoecer físico e psíquico, decorrentes das diversas formas de inserção no mercado de trabalho. Este estudo tem o objetivo compreender a exposição destes profissionais aos riscos ocupacionais, o processo de adoecimento e a necessidade de se implementar ações de promoção da saúde no trabalho. Estudos recentes sobre a temática apontam a indissociabilidade dos riscos ocupacionais e o seu impacto sobre a saúde do trabalhador. As principais formas de adoecimento pelo trabalho estão relacionadas à exposição aos riscos biológicos, ergonômicos e psicossociais, que comprometem a saúde física e psicológica dos trabalhadores. Observa-se que a forma como o trabalho está organizado tem implicações para a saúde dos profissionais. Conclui-se que a vigilância e gerenciamento dos fatores de exposição devem levar em consideração aspectos socioeconômicos, viabilidade tecnológica e gestão adequada de recursos humanos, incorporando as melhores práticas disponíveis para a saúde dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Helena Henriques Camelo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Doutor do Departamento Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Fernanda Ludmilla Rossi Rocha, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Doutor do Departamento Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Vivian Aline Mininel, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professor Temporário do Departamento Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Ana Paula Azevedo Santos, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Alessandra Bassalobre Garcia, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Maria Carolina Santos Scozzafave, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo.

Enfermeira. Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Camelo SHH, Rocha FLR, Mininel VA, Santos APA, Garcia AB, Scozzafave MCS. Trabalhador de saúde:: formas de adoecimento e estratégias de promoção à saúde. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 23º de abril de 2024];5(3):pag. 2220-2229. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/718

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)