AVALIAÇÃO DAS DEMANDAS JUDICIAIS POR ACESSO A MEDICAMENTOS NO DISTRITO FEDERAL
Palabras clave:
Direito à saúde, Assistência Farmacêutica, Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde, Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas, Sistema de JustiçaResumen
Este trabalho investigou as demandas por medicamentos indisponíveis na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e avaliou os aspectos clínicos, processuais e financeiros das ações judiciais interpostas contra o poder público do Distrito Federal de 2009 a 2011. Realizou-se consulta à SES-DF para compreender as possíveis formas de requerimento desses produtos e conhecer os gastos com seu atendimento. Junto à Procuradoria Geral do Distrito Federal, consultaram-se cópias dos processos para traçar o perfil das demandas judiciais por medicamentos. Foram analisadas as evidências científicas disponíveis para as indicações citadas nos processos dos 10 medicamentos mais solicitados em cada ano. Verificou-se que a maioria das solicitações por medicamentos indisponíveis na SES-DF refere-se a ações judiciais, totalizando gasto de aproximadamente 12 milhões de reais em 2011. As características dos autores dos processos sugerem indivíduos menos favorecidos socioeconomicamente, sendo em sua maioria crianças e idosos, predominantemente estudantes e aposentados, representados pela Defensoria Pública. Grande parte dos medicamentos solicitados não está incluída nos elencos da Assistência Farmacêutica e suas evidências científicas sugerem baixo grau de recomendação para as indicações identificadas. Além disso, os processos apresentam poucas justificativas clínicas e quase a totalidade apresenta resultado favorável aos autores.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).