PRÁTICAS EDUCATIVAS VOLTADAS À AUTOMEDICAÇÃO:
REVISÃO INTEGRATIVA
Palavras-chave:
Automedicação, Educação, Uso de medicamentosResumo
Objetivo: Identificar práticas educativas voltadas à automedicação trazendo à tona a Educação à Distância (EAD) como alternativa. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa na qual realizou-se a busca de artigos publicados no período de 2009 a 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e IBECS por meio dos descritores: automedicação; educação; uso de medicamentos. Resultados: As 11 publicações analisadas mostraram uma visão geral sobre intervenções educativas no contexto da automedicação, sendo que todos eles referiram minimamente a importância desse processo educativo. No entanto, propostas concretas de intervenções não foram frequentes. Não houve referência à EAD como alternativa dentro desse processo educativo, embora esse campo ajude a formação dos profissionais quanto a suas atitudes. Ficou clara a importância da educação em saúde quanto à automedicação, com destaque ao papel do farmacêutico, apesar de não ter sido frequente a proposição de ações efetivas nesse contexto.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).