EFICIÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA DE 2010 A 2012

Autores/as

  • Sergio Begnini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Lirane Elise Defante Ferreto de Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Andreia Casagrande Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Palabras clave:

Gestão, Saúde, Políticas Públicas

Resumen

Um sistema de saúde deve atender e possibilitar proteção à saúde da população. No caso do Brasil é o Estado, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve garantir aos brasileiros, acesso à saúde de qualidade. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a eficiência dos serviços de saúde prestados pelo SUS, segundo as microrregiões do Estado de Santa Catarina nos anos 2010, 2011 e 2012. Para realização dos cálculos foi utilizado o modelo Retorno Constante de Escala com orientação para o produto (output), por meio do software DEA-SEAD. Sendo que a DEA trabalho com recorte comparando a eficiência das DMUs em determinados períodos, percebe-se que a microrregião de Xanxerê foi a que se destacou positivamente, uma vez que em 2010 era considerada ineficiente, e em 2012 foi considerada a mais eficiente. Já as microrregiões de Tijucas e Florianópolis se destacaram negativamente, uma vez que sua eficiência reduziu. Diante destes resultados entende-se que existe potencial de aumento na qualidade dos serviços prestado no setor de saúde à população do estado de Santa Catarina. Também parece haver significativas diferenças nos níveis de eficiência entre as microrregiões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sergio Begnini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Bacharel em Administração.

Lirane Elise Defante Ferreto de Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Doutora em Saúde Coletiva pela UNICAMP. Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Andreia Casagrande, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Mestranda do Progama de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Bacharel em Administração.

Cómo citar

1.
Begnini S, Almeida LEDF de, Casagrande A. EFICIÊNCIA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NAS MICRORREGIÕES DO ESTADO DE SANTA CATARINA DE 2010 A 2012. Rev. G&S [Internet]. 2 de febrero de 2015 [citado 23 de noviembre de 2024];6(1):pag. 201-217. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2546

Número

Sección

Artigos de Pesquisa

Artículos más leídos del mismo autor/a