SELEÇÃO DE FORNECEDORES CONSIDERANDO FATORES SÓCIO-AMBIENTAIS E IMPACTO NA IMAGEM CORPORATIVA E DECISÃO DE COMPRA

Autores/as

  • Camila de Souza Marques Universidade de Brasília
  • Patrícia Guarnieri Universidade de Brasília

Palabras clave:

Gestão

Resumen

Nos últimos anos têm sido recorrentes os casos de práticas antiéticas por empresas têxteis de grande porte e reconhecidas mundialmente. Percebe-se um fator em comum entre elas: a negligência quanto às questões sócio-ambientais, refletida no uso de trabalho escravo, trabalho infantil, más condições de trabalho e danos ao meio ambiente causados pelos seus fornecedores. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi analisar se a seleção de fornecedores considerando fatores sócio-ambientais e o impacto na imagem corporativa de empresas do segmento têxtil e na decisão de compra de acordo com a percepção do consumidor.  Foi realizada uma pesquisa aplicada, descritiva, quali-quantitativa, cujo procedimento técnico utilizado foi o levantamento e para a coleta de dados utilizou-se o questionário. Verifica-se que apesar de os respondentes considerarem importante que as empresas prezem por selecionar fornecedores que observem os fatores sustentáveis e concordarem que atitudes sustentáveis dos fornecedores impactam positivamente na imagem da empresa contratante, enquanto que atitudes não sustentáveis tem efeito contrário, ainda não percebem a sustentabilidade como fator determinante para a compra e para sua fidelização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila de Souza Marques, Universidade de Brasília

Administradora

Patrícia Guarnieri, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, FACE, Departamento de Administração

Cómo citar

1.
Marques C de S, Guarnieri P. SELEÇÃO DE FORNECEDORES CONSIDERANDO FATORES SÓCIO-AMBIENTAIS E IMPACTO NA IMAGEM CORPORATIVA E DECISÃO DE COMPRA. Rev. G&S [Internet]. 19 de diciembre de 2014 [citado 21 de noviembre de 2024];4(3):pag. 3415-3434. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2491

Número

Sección

Artigos Originais