Desafios da política de atenção à saúde do homem:
análise das barreiras enfrentadas para sua consolidação
Palabras clave:
Gestão, Saúde do homem, Masculinidade, Acesso aos serviços de saúdeResumen
O presente trabalho objetiva analisar as barreiras existentes que dificultam a consolidação da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem no Brasil. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde foram analisados 12 artigos disponibilizados na base de dados Scielo. Observou-se a existência de diversas barreiras, dentre elas, estão fatores culturais e questões relacionadas com os serviços de saúde. As questões de gênero/masculinidade impedem que os homens acessem os serviços de saúde por conta da concepção de invulnerabilidade, vergonha e medo de descobrir uma doença incapacitante. As outras barreiras estão associadas ao horário de funcionamento das unidades básicas, falta de especialista, número de profissionais insuficientes e poucas ações educativas direcionadas para essa população. Dessa forma, para que ocorra realmente a plena consolidação da Política de Atenção a Saúde do Homem é necessário haver além das mudanças organizacionais dos serviços, o desenvolvimentos de ações integradas entre o setor saúde e a educação, para que a conscientização da importância de promoção da saúde e prevenção da doença seja algo inerente do homem, assim como atualmente é de grande parte das mulheres.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença