EPIDEMIOLOGIA DAS INTOXICAÇÕES HUMANAS POR RATICIDAS NO BRASIL

Autores

  • Maíra Costa Ferreira Universidade Federal da Bahia/ Hospital Ana Nery
  • Maria Aparecida Araújo Figueiredo Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Resumo

O presente trabalho objetiva traçar o perfil epidemiológico das intoxicações humanas por raticidas no Brasil e Regiões, no período de 2000 a 2008. Trata-se de um estudo descritivo, baseado em dados secundários do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas. Foram realizadas cálculos do coeficiente de incidência e taxa de letalidade. As Regiões Norte e Nordeste apresentaram as maiores taxas de letalidade do período. Crianças de 1 a 4 anos tiveram incidência elevada em todas as regiões, exceto na Nordeste, onde os adolescentes foram mais acometidos. A intoxicação por raticidas foi mais incidente na zona urbana e no sexo feminino e, teve a tentativa de suicídio como circunstância predominante. Embora a maioria dos casos tenha evoluído para a cura, observou-se quase 40% de cura não confirmada na Região Sul e 57% de evolução ignorada na Sudeste. Os óbitos causados pela ingesta de raticidas foram abaixo de 5%. A intoxicação por raticidas vem se mantendo no Brasil com um problema de saúde pública importante e, apesar das diferenças existentes no país, o perfil das intoxicações não se alterou significativamente entre as distintas regiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maíra Costa Ferreira, Universidade Federal da Bahia/ Hospital Ana Nery

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Especialista em Cardiologia pelo Hospital Ana Neri/Universidade Federal da Bahia (HAN/UFBA).

Maria Aparecida Araújo Figueiredo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutora em Saúde Pública/Epidemiologia pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Professora adjunta do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Downloads

Publicado

15-08-2017

Como Citar

1.
Ferreira MC, Figueiredo MAA. EPIDEMIOLOGIA DAS INTOXICAÇÕES HUMANAS POR RATICIDAS NO BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 15º de agosto de 2017 [citado 18º de abril de 2024];4(3):pag. 861-870. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/321

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)