Prevalência do tabagismo e demanda por cessação em Anápolis, GO
Palabras clave:
Tabagismo - epidemiologia, Capacitação Profissional, Abandono do Uso do TabacoResumen
Visando atender à demanda por cessação de tabagismo, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde desenvolve o subprograma Cessação de Fumar. Este estudo objetiva relatar os resultados de um levantamento epidemiológico realizado no município de Anápolis-GO, durante o Curso de Capacitação para atuação no subprograma. O levantamento foi realizado pelos profissionais de saúde participantes do curso, com o objetivo de estimar a prevalência do tabagismo no município e a demanda por cessação, de maneira a motivá-los a atuar no subprograma. Responderam ao questionário pessoas que transitavam no centro da cidade no dia da pesquisa, maiores de idade. Os dados foram analisados por gênero, faixa etária e status tabágico (não fumantes; fumantes passivos; experimentadores; ex-fumantes; e fumantes). Foram aplicados 543 questionários, dos quais 17% se declararam fumantes e 20% ex-fumantes. Referiram estar expostos à poluição tabágica ambiental 42% dos participantes. Dos fumantes, 75% dos homens e 57% das mulheres queriam parar de fumar. A prevalência de tabagismo e demanda por cessação observadas foram semelhantes à s médias nacionais, mas a proporção de pessoas expostas à poluição tabágica ambiental foi maior, indicando a necessidade de campanhas para conscientização da população de Anápolis sobre os efeitos do tabagismo passivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).