Acesso a informações e propagandas de cigarros por estudantes do ensino médio de Anápolis, GO

Autores

  • Bruna Cristina da Silva
  • Murilo Martins Silva
  • Renata Fernanda de Barros
  • Adriano de Almeida de Lima Universidade de Brasília (UnB)
  • Cristine Miron Stefani Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Políticas de Saúde, Tabagismo, Propaganda

Resumo

O Brasil possui Programa Nacional de Controle do Tabagismo e legislação específica para a prevenção do início do hábito considerados dos mais avançados do mundo, ainda assim, a prevalência de experimentação e tabagismo entre os adolescentes é relativamente alta. Objetivo:Este estudo teve por objetivo verificar o acesso de estudantes a informações e propagandas do cigarro no município de Anápolis, GO. Metodologia: os dados foram coletados por meio da aplicação do questionário adotado no VIGESCOLA (Brasil, 2004). Participaram da pesquisa 1565 adolescentes entre 13 e 19 anos, 1103 matriculados na rede pública de ensino e 462 na rede privada. Resultados: Os adolescentes participantes informaram continuar vendo propagandas de cigarros na mídia e em eventos, e poucas mensagens antitabagistas. Alguns possuíam produtos com marcas de cigarro e foram abordados por representantes de cigarros com oferta de amostras gratuitas. Paralelamente, a maioria recebeu informações sobre o tabagismo por familiares, enquanto a escola não contribuiu para a discussão, conforme seria desejável. Conclusão: Maior fiscalização ao assédio de adolescentes por meio de propaganda e merchandising da indústria do tabaco é necessária, bem como maior ênfase à abordagem do assunto tabagismo nas escolas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Miron Stefani, Universidade de Brasília (UnB)

Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, Área de Clínica Odontológica (Periodontia com ênfase em atenção básica)

Downloads

Publicado

18-08-2017

Como Citar

1.
da Silva BC, Silva MM, de Barros RF, de Lima A de A, Stefani CM. Acesso a informações e propagandas de cigarros por estudantes do ensino médio de Anápolis, GO. Rev. G&S [Internet]. 18º de agosto de 2017 [citado 5º de dezembro de 2022];5(1):pag. 66-79. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/413

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)