SAÚDE DO IDOSO:
HUMANIZAÇÃO E ACOLHIMENTO NA ATENÇÃO BÁSICA
Palabras clave:
Atenção Primária, Saúde do Idoso, Humanização da AssistênciaResumen
INTRODUÇÃO: A humanização na saúde caracteriza-se pela consolidação dos princípios do SUS no cotidiano dos serviços. A Política Nacional de Humanização da pessoa idosa indica que o acolhimento permaneça embutido nas ações de atenção e de gestão e que congregue os que compartilham a evolução da saúde. OBJETIVO: Destacar a importância do atendimento humanizado à pessoa idosa na atenção básica. METODOLOGIA: O presente estudo consiste em uma revisão bibliográfica, com busca de artigos publicados nos últimos dez anos, em bases de dados científicos (Scielo, Lilacs e Medline). Utilizaram-se os descritores: “atenção primária”, “saúde do idoso”, “humanização da assistência”. A busca resultou em 20 artigos, selecionando-se 17 para elaboração deste estudo. RESULTADOS: Acredita-se que existam cerca de 17,6 milhões de idosos no Brasil, e que esse número sofra um considerável incremento, nas próximas décadas. Para o idoso, a assistência não humanizada resulta em comorbidades, normalmente crônicas, despesas e idas frequentes aos serviços de saúde. Embora existam impedimentos, com a assistência humanizada os idosos podem aumentar as chances de ter uma vida normal. CONCLUSÃO: Conclui-se que a humanização e o acolhimento à pessoa idosa, por parte das equipes da Atenção Básica, promovem o avanço da qualidade de vida do grupo senil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença