A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem

Autores/as

  • Tiago Tristão Artero Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Educação, Aprendizagem, Saúde Mental, Motivação

Resumen

O processo de aprendizagem é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Conhece-los é um desafio ao educador e família, na perspectiva de oferecer suporte ao educando. Nesse sentido o estudo teve por objetivo discorrer a respeito dos fatores que influenciam a motivação para a aprendizagem de estudantes. Estudo de natureza bibliográfica, utilizou 5 livros e 18 artigos que relacionam-se com o tema. Os resultados revelaram que a motivação para aprendizagem em escolares pode ter influência pessoal, familiar e social, tanto nos aspectos positivos quanto negativos. Recomenda-se que os educadores atentem-se para identificar os educandos com dificuldade de aprendizado e adotem os procedimentos que possam motiva-los. A intersetorialidade com o setor saúde e o estreitamento das relações entre a escola e família é algo necessário para que haja uma efetiva intervenção no educando.

Descargas

Biografía del autor/a

Tiago Tristão Artero, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado Educação Física - UFMSGraduando Matemática - Uniasselvi-PRPós Graduando - Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCDB-MS), Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano (Uniasselvi-PR).

Publicado

2017-07-28

Cómo citar

1.
Artero TT. A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem. Rev. G&S [Internet]. 28 de julio de 2017 [citado 17 de julio de 2025];3(3):840-5. Disponible en: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/143

Número

Sección

Artigos de Revisão