A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem

Authors

  • Tiago Tristão Artero Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Keywords:

Educação, Aprendizagem, Saúde Mental, Motivação

Abstract

O processo de aprendizagem é influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. Conhece-los é um desafio ao educador e família, na perspectiva de oferecer suporte ao educando. Nesse sentido o estudo teve por objetivo discorrer a respeito dos fatores que influenciam a motivação para a aprendizagem de estudantes. Estudo de natureza bibliográfica, utilizou 5 livros e 18 artigos que relacionam-se com o tema. Os resultados revelaram que a motivação para aprendizagem em escolares pode ter influência pessoal, familiar e social, tanto nos aspectos positivos quanto negativos. Recomenda-se que os educadores atentem-se para identificar os educandos com dificuldade de aprendizado e adotem os procedimentos que possam motiva-los. A intersetorialidade com o setor saúde e o estreitamento das relações entre a escola e família é algo necessário para que haja uma efetiva intervenção no educando.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Tiago Tristão Artero, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduado Educação Física - UFMSGraduando Matemática - Uniasselvi-PRPós Graduando - Psicopedagogia Clínica e Institucional (UCDB-MS), Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano (Uniasselvi-PR).

Published

2017-07-28

How to Cite

1.
Artero TT. A motivação e sua relação com os problemas de aprendizagem. Rev. G&S [Internet]. 2017 Jul. 28 [cited 2025 Dec. 11];3(3):840-5. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/143

Issue

Section

Artigos de Revisão