FRAMEWORK ITIL E INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL NA PADRONIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DO SERVICE DESK DE UM HOSPITAL PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.18673/gs.v9i2.24246Palabras clave:
Artigos originaisResumen
Service Desk é onde processos e serviços são projetados de forma a assegurar qualidade e satisfação do cliente. No hospital público estudado existe a falta de padronização no atendimento do Service Desk. Existem modelos que auxiliam no controle de processos e serviços como, por exemplo, o ITIL (Information Technology Infrastructure Library) que é modelo de boas práticas no tratamento de processos e serviços da Tecnologia da Informação. Técnicas da inteligência computacional como Rede Neural Artificial e Sistema Especialista podem ser associadas para padronizar o atendimento no Service Desk. O objetivo deste trabalho foi utilizar o ITIL e aplicar técnicas de inteligência computacional na padronização do atendimento do Service Desk de um hospital público. Duas técnicas foram associadas para atingir o objetivo do trabalho, uma Rede Neural Artificial do tipo Mapa Auto Organizável de Kohonen com um Sistema Especialista na padronização do atendimento ao usuário no Service Desk. do hospital público. Para realizar os experimentos utilizou-se uma base de dados de atendimentos com 10.048 registros de ocorrências cadastradas compreendendo o ano de 2002 ao ano de 2012. Concluiu-se que a aplicação do ITIL e da inteligência computacional na padronização no atendimento do Service Desk. foi possível e apresentou resultados interessantes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença