OS ‘SÍSIFOS’ DA GESTÃO:

DESAFIOS QUE DIFICULTAM A EFETIVA(AÇÃO) DA DESCENTRALIZAÇÃO E DA REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE

Authors

  • Marcelo de Almeida Mayernyik Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF
  • Juliana Marin Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF

Abstract

Visando transpor o desafio de efetivar a transferência de atribuições e responsabilidades para os municípios, emergiram distintas dimensões normativo-programáticas, tais como as Normas Operacionais, o Pacto pela Saúde e o Decreto nº 7.508/11, decorrentes de um processo de aperfeiçoamento evolutivo-programático das políticas de saúde. Os gestores da Região Noroeste Fluminense, sujeitos desse estudo, convivem com obstáculos estruturais, conjunturais e burocráticos, que são permeados pela desigualdade, iniquidade e descontinuidade administrativa, que materializam os desafios na efetivação da descentralização e da regionalização na região. Esse estudo qualitativo evidencia esses desafios na gestão em saúde, pertinazes em diversas regiões do país, que transformam a prática cotidiana dos gestores em ‘trabalho de Sísifo’, individual, de rotina imediatista. Destarte, concluímos que a transferência de responsabilidades de gestão através da regionalização e da descentralização deve ser pari passu ao fortalecimento da cogestão e da gestão efetivamente participativa, integradora entre os entes, que permita a resolução real e significativa de problemas latentes do Sistema Único de Saúde.

Descritores: Sistema Único de Saúde, Gestão em Saúde, Descentralização, Regionalização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo de Almeida Mayernyik, Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão da Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo.

Juliana Marin, Instituto de Saúde da Comunidade da Universidade Federal Fluminense - ISC/UFF

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Odontologia pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Salgado de Oliveira em Niterói/RJ.

Published

2014-10-31

How to Cite

1.
Mayernyik M de A, Marin J. OS ‘SÍSIFOS’ DA GESTÃO:: DESAFIOS QUE DIFICULTAM A EFETIVA(AÇÃO) DA DESCENTRALIZAÇÃO E DA REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE. Rev. G&S [Internet]. 2014 Oct. 31 [cited 2024 Dec. 22];5(4):pag. 2326-2342. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/975

Issue

Section

Artigos de Pesquisa