A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:

um relato de experiência

Authors

  • Ana Carolina de Oliveira Jeronymo Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anna Karla Nascimento Lima
  • Elita Scio

Keywords:

Educação Superior, Currículo, Enfermagem

Abstract

A monitoria acadêmica propicia o primeiro contato do discente com a docência, estimulando o estabelecimento do relacionamento interpessoal. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, além de estimular a participação e a valorização da monitoria em outras Universidades. Este artigo consiste em um relato de experiência relacionado à participação de discentes do curso de Enfermagem, no programa de monitoria, entre os anos de 2010 e 2011. Dentre os resultados da participação encontra-se a aquisição de maior segurança na realização das atividades e o elevado crescimento profissional. Enfim, a partir do estabelecimento da relação dialógica entre o professor-orientador e o acadêmico-monitor existe a construção compartilhada de conhecimentos que, por sua vez, qualifica o processo de ensino-aprendizagem na graduação em Enfermagem, capacitando os discentes a serem futuros profissionais Enfermeiros capacitados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina de Oliveira Jeronymo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Anna Karla Nascimento Lima

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Elita Scio

Farmacêutica. Professora doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Published

2017-08-22

How to Cite

1.
Jeronymo AC de O, Lima AKN, Scio E. A monitoria acadêmica como elemento construtor do profissional enfermeiro:: um relato de experiência. Rev. G&S [Internet]. 2017 Aug. 22 [cited 2024 Sep. 26];5(3):pag. 1101-1108. Available from: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/490

Issue

Section

Relatos de Experiências