GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE:
MODELO GERENCIAL EM DESENVOLVIMENTO
Keywords:
Gestão, Gestão da QualidadeAbstract
O objetivo desse artigo consiste em conhecer e analisar as produções no campo da gestão da qualidade em saúde, no período de 1992 a 2012, a fim de ampliar o aporte teórico sobre esse tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica norteada pelos descritores: “Gestão de Qualidade Total”, “Gestão de Qualidade”, “Gestão de Qualidade em Saúde” e “ISO 9000”.Após a busca foram encontrados 173 artigos, dos quais 25 foram selecionados para a amostra do estudo. Depois da leitura completa dos artigos foram extraídos os temas principais existentes nos textos que foram organizados em 2 categorias temáticas. Dos 25 artigos selecionados, 60% se enquadram na categoria “Ferramentas, aplicação, indicadores e programas de qualidade”. Quanto ao tipo de publicação, 48% são artigos de Revisão da Literatura e 40% são artigos de Pesquisa. Em relação ao ano de publicação, 24% dos artigos foram publicados em 2010, seguido por 2011 com 16%. Com base nos artigos selecionados conclui-se que os profissionais reconhecem a importância da implantação da gestão da qualidade total como metodologia gerencial para facilitar o controle e os processos de trabalho.Porém, é necessário o envolvimento e acompanhamento da alta direção nesse processo, além da necessidade de valorização do potencial humano.
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I declare that this article is original and has not been submitted for publication in any other national or international journal, either in whole or in part. I further declare that once published in the Electronic Journal Management and Health published by the University of Brasília, it will never be submitted by me or any of the other coauthors to any other means of scientific dissemination.
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